Pentecostes
50 dias após a ressurreição, Jesus cumpre sua promessa, enviando o Espírito Santo sobre os Apóstolos. O Espírito Santo é a ação de Deus em favor da vida. Cheios do Espírito, os discípulos saíram para anunciar a boa nova. No Sacramento do Batismo e no da Crisma recebemos, como os Apóstolos, o Paráclito e seus 7 dons para continuar a obra evangelizadora do Senhor. Os sete dons do Espírito SantoSABEDORIA É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Cf. Pr 3,13-15).
ENTENDIMENTO É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).
CIÊNCIA É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15).
CONSELHO É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16,7).
FORTALEZA É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).
PIEDADE É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).
TEMOR DE DEUS Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).
ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Oração ao Espírito Santo Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer, para obter a vossa glória, o bem das pessoas e minha própria santificação. Amém.
E os Frutos do Espírito Santo podem ser melhor compreendidos nesta passagem da Bíblia.
Gálatas 5, 19-26
"São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, 20. idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21. invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. 22. O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, 23. mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei.
24. Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. 25. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito. 26. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros."
Pontos Práticos
- Fazer uma boa Confissão é sempre um bom começo para qualquer renovação pessoal.
- Como é minha vida de oração? E minha devoção à Nossa Senhora?
- Como vivo os dons e talentos que recebi na vida cotidiana? Cumpro o que Deus me pede?
- Verificar um ponto para melhorar no convívio familiar e social. Como pessoa sou paz e descanso para os demais ou sou um peso? Sou antipático, interesseiro, vivo só para meus interesses?
- Como vivemos a vida profissional, nos servindo dela ou servimos os demais por um trabalho bem feito, digno de ser oferecido a Deus?
A idéia básica então não é "esvaziar-se" por mantras para receber Deus, mas esvaziar-se do próprio egoísmo e viver como Cristo viveu: "passou a vida fazendo o bem." Escolha um ponto para melhorar agora em Pentecostes, participe das cerimônias religiosas de sua paróquia e viva uma vida mais feliz, feliz como o mundo não a pode tornar, vivendo na proteção do Espírito Santo, cuja vinda agora celebramos.
Lembro também a Oração São Tomás Aquino Preparatória para Pentecostes que é muito linda.
Oração São Tomás de Aquino
Creio, Senhor, espero, amo, arrependo-me. Dai-me, porém fé mais firme, esperança mais segura, amor mais ardente, pesar mais profundo.
Eu vos adoro, primeiro princípio, eu vos desejo, fim último, eu vos louvo. Benfeitor perpétuo, eu vos invoco, propício defensor.
Seja minha luz vossa sabedoria, minha regra vossa justiça, meu consolo vossa clemência, meu amparo vossa onipotência.
Sejam, Senhor, meus pensamentos só em vós, meus discursos só de vós, meus atos a vós conformes, minhas penas por vós sofridas.
Quero o que quereis, porque quereis, como quereis e enquanto quereis.
Rogo-vos senhor! Ilumina o meu entendimento, incendeie a minha vontade, purifica o meu corpo, santifica-me a alma. Não me leve a soberba, não me entre a lisonja, não me engane o mundo, não me enrede satanás.
Venha-me vossa graça limpar a memória, refreiar a língua, guardar os olhos, conter os sentidos.
Fazei-me chorar os pecados passados, repelir as futuras tentações, reprimir as más inclinações, praticar as necessárias virtudes.
Concedei-me, Deus de bondade, o amor de vós, o ódio de mim, o zelo pelo próximo, o desprezo do mundo.
Proponho obedecer aos superiores, ajudar os inferiores, cuidar dos amigos, perdoar os inimigos.
Lembrarei, Senhor Jesus, vossa ordem e exemplo, para amar os inimigos, sofrer as injurias, bem fazer aos que me perseguem, orar pelos que me detraem.
Fazei-me moderar os sentidos com a austeridade, a avareza com a esmola, a ira com a brandura, a tibieza com a devoção.
Torna-me prudente nas empresas, constante nos perigos, paciente na desgraça, reportado na prosperidade.
Fazei-me, senhor, atento na oração, sóbrio no alimento, diligente nas obrigações, firme nos propósitos.
Espero santificar-me com a sincera confissão, comunhão fervorosa, contínuo recolhimento e pureza de intenção.
Ensinai-me Senhor, quão pequeno é, o que é da terra, quão grande o que é de Deus, quão breve o tempo, quão dilatada a eternidade.
Concedei-me, que me prepare para a morte, tema o juizo, escape do inferno, entre no paraíso.
Por Cristo Senhor nosso. Amem.